Dengue


O Vírus da Dengue é transmitido pelo mosquito Aedes aegyptiti e Aedes albopicutus que estão distribuídos em todas áreas tropicais e subtropicais do mundo.

Existem quatro sorotipos conhecidos dos vírus da dengue (1, 2, 3 e 4). Em crianças a infecção é frequentemente subclínica ou causa uma doença febril autolimitada. Caso a pessoa seja infectada duas vezes com um sorotipo diferente é mais provável que ocorra uma doença mais severa, dengue hemorrágica ou síndrome de choque da dengue. A dengue é considerada a mais importante doença viral transmitida por artrópodes devido à incidência em humanos e a mortalidade que causa.

Diagnóstico Laboratorial

O Itapema Laboratórios utiliza o teste “Dengue Duo Test” que é um imunoensaio qualitativo para detecção simultânea do antígeno NS1, e dos anticorpos IgM e IgG da dengue viral em amostras de sangue.

O NS1 é uma glucoproteina altamente conservada que está presente, em altas concentrações, no soro de pacientes infectados pela dengue. Espera-se detectar o NS1 um dia após o aparecimento da febre e que o mesmo persista por mais de 9 dias, tanto em infecções primárias, como nas secundárias. Se forem produzidos anticorpos anti NS1, a detecção do NS1 é inibida.

O IgM anti-dengue, normalmente, esta presente após 5 a 10 dias da manifestação da doença em casos de infecção primária e de 4 a 5 dias em casos de infecção secundária.

O IgG anti-dengue aparece a partir do 14º dia em infecções primárias e persiste por toda vida. Em casos de infecções secundárias aumentam 1 a 2 dias após as manifestações da doença.

Limitações do Teste

Um resultado NÃO REAGENTE pode ocorrer se a quantidade de antígeno NS1 estiver abaixo do limite de detecção de ensaio, ou não estiverem presentes durante o período da doença que foi realizada coleta de sangue. Nestes casos, persistindo os sintomas, o exame deve ser repetido após 3 ou 4 dias.
 
Reações cruzadas com o grupo Flavivírus é comum.
 
A presença de NS1 Ag deve significar reagente para infecção inicial da dengue. Como todos os testes laboratoriais, devem ser considerados juntamente com outras informações clínicas disponíveis.

Dr. Celso Ricardo T. P. Fonseca
Médico Patologista Clínico



Outubro Rosa - Nós Apoiamos esta Causa!

Outubro Rosa - Nós Apoiamos esta Causa!

Saiba mais sobre o Câncer de Mama


Mitos sobre a Medicina Laboratorial

Mitos sobre a Medicina Laboratorial

Existe muita desinformação na internet. Conheça alguns mitos sobre a medicina laboratorial e seu impacto no sistema de saúde brasileiro.


Parceria com GoDaddy & Intel Security

Parceria com GoDaddy & Intel Security

O Itapema Laboratório investe na sua segurança e privacidade.


Dengue

Dengue

Saiba mais sobre o teste para diagnóstico da Dengue executado pelo Itapema Laboratório.


Hematoma Após Coleta

Hematoma Após Coleta

Saiba mais sobre os hematomas pós coleta de sangue, como prevenir e como tratar.


Sexagem Fetal

Sexagem Fetal

Descubra o sexo do seu bebê! Procedimento não invasivo que pode ser feito a partir da décima semana de gestação.



Saiba mais sobre o teste para diagnóstico da Dengue executado pelo Itapema Laboratório.



Itapema no Facebook

Itapema Laboratório de Análises Clínicas

Inicio do Endereço Sede
Guarujá, São Sebastião, Mongaguá, Bertioga e Vicente de Carvalho
Fim do Endereço Sede

Este site conta com tecnologia SSL que garante segurança nas informações enviadas e recebidas por você. Todos os dados são criptografados (assim como nos sites bancários) e a visualização do cadeado ao lado do nosso endereço no seu browser garante que você está conectado com nossos servidores e não com um clone.

 
Ir para o topo da página